a carregar...
Início » Conhecer a Freguesia

Lorvão, vila situada no extremo sudoeste do concelho, em vale profundo e de muita vegetação na margem direita do rio Mondego.
A freguesia de Lorvão é a mais populosa do concelho, com o número total de 4220 habitantes, distribuídos por 10 lugares com cerca de 28 km2 de área geográfica e encontra-se a uma distância aproximada de 8 km da sede do concelho. É constituída pelos seguintes lugares: Aveleira, Foz do Caneiro, Chelo, Chelinho, Granja do Rio, Lorvão, Paradela, Rebordosa, Roxo e S. Mamede.
A população da freguesia de Lorvão apresenta características que são comuns à população de outras freguesias do interior do país, que estão relacionados com o decréscimo e envelhecimento da população. Para explicarmos o fenómeno do envelhecimento da população, não podemos deixar de referir também o crescente aumento da esperança média de vida, fruto do incremento de políticas de bem-estar social junto das populações, ao nível da saúde, ambiente e protecção social.
Está-se perante uma freguesia fragilizada a nível social e económico em que não há postos de trabalho suficientes o que leva a que haja emigrações e migrações. Um dos factores que veio enfraquecer um pouco esta freguesia foi a transferência de alguns sectores do Hospital Psiquiátrico de Lorvão para o actual Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.
Constatamos também que existe uma franja da população mais abastada economicamente.
A nível cultural é bastante rica em tradições herdadas à sombra do mosteiro. 

Veja também a nossa galeria de fotos da freguesia do Lorvão



Feed de Notícias Partilhar no Facebook
www.linkactivo.com